fbpx

A Tijuca também é Cajucultura

O Caju é um fruto muito rico, que muito além de um excelente alimento, cheio de benefícios para saúde, é um gerador de empregos e desenvolvimento para o Nordeste brasileiro, sobretudo no Ceará, onde se concentra a maior produção do Brasil. Aqui na Tijuca a nossa extensa plantação de cajueiros separa e abraça as áreas de produção de ovos, frango e leite, funcionando como um enorme filtro verde, ajudando na saúde dos animais, que retribuem com esterco para adubação dos cajueiros. Um verdadeiro amigo do meio ambiente, o cajueiro podado todo ano, sequestra carbono da atmosfera, a lenha que sobra do processo aproveita para o aquecimento dos pintinhos e uso nas caldeiras da Fábrica que produzem a ração dos animais.

Caju: conheça mais sobre a fruta e seus benefícios

O caju vem do cajueiro, árvore nativa da região litorânea do nordeste brasileiro.

O nome caju é originário do tupi, e significa “noz que se produz”.

A fruta faz parte da alimentação indígena há muitos séculos. Costumava-se mascar a polpa ácida e adstringente do caju para refrescar o hálito e fermentar o seu suco para ser bebido em rituais folclóricos.

Existem  indícios de que algumas civilizações calculavam o intervalo de um ano, de acordo com a floração do caju que acontece de maneira mais intensa entre os meses de setembro e novembro.

 

caju é um alimento muito popular pelo seu suco e pela qualidade de sua amêndoa (castanha de caju). Apesar disso, algumas pessoas, em especial das regiões sul e sudeste, nunca experimentaram a fruta.

Pode ser consumido in natura ou usado no preparo de compotas, doces, sucos, sorvetes, vinagres, aguardentes, licores ou em pratos salgados.

Já a castanha de caju é torrada, cozida ou usada na produção de leite vegetal.

Fonte: https://alimentacaoemfoco.org.br/beneficios-do-caju

O fruto exótico chamou a atenção dos europeus já no século XVI. Segundo o historiador português Pedro de Magalhães Gandavo, no “Tratado da Província do Brasil”, “se come o caju para refrescar” e sua castanha é mais saborosa que a amêndoa europeia.

O caju foi levado pelos navios portugueses para as Índias e logo se espalhou pelo sudeste asiático e para a África, adaptando-se muito bem ao clima.

Hoje a Índia é um dos maiores produtores mundiais de caju, ao lado do Vietnã, Moçambique, Nigéria, Costa do Marfim e Brasil.

caju é um alimento rico em vitamina C; ele tem aproximadamente 5 vezes mais  vitamina C do que a laranja, por exemplo.

Por esse motivo, é um ótimo reforço para o nosso sistema imunológico. Quanto mais maduro, maior quantidade de vitamina C ele possui.

Também é fonte de sais minerais, como o zinco e ferro. Além de auxiliar na cicatrização de feridas e combate a infecções e inflamações, previne a anemia.

Outros minerais encontrados na polpa são o cálcio – que fortalece os ossos do corpo -, o fósforo – que participa do metabolismo de micronutrientes do corpo, e o cobre – que melhora a saúde da pele e dos cabelos.

Os aminoácidos de cadeia ramificada presentes no caju auxiliam a perda de peso. Pois estimulam o uso da gordura como fonte de energia durante as atividades físicas.

Por ser rico em fibras, estimula o funcionamento do sistema digestivo do organismo também. Além disso, é um alimento pouco calórico.

A castanha de caju é fonte de:

O consumo moderado do caju e de sua castanha pode ser um excelente auxiliar para uma dieta saudável, saborosa e variada.

  • Texto Contato

    Contato comercial 

    “Por favor, entre em contato com nosso departamento comercial para completar seu cadastro conosco.

    “Nenhum produto terá um sabor especial se não for preparado com altos padrões de qualidade e muito carinho. A Tijuca reuniu cada um desses detalhes para oferecer a você, alimentos saudáveis e saborosos.”

    De coração,

    A Família Tijuca.

     

  • Contact Form Demo