fbpx

#TáNaMesa – Você sabe a diferença entre Refrigerar, Gelar e Congelar?

Compartilhe:

Uma das principais questões que recebo muitas dúvidas é sobre congelamento e descongelamento de nossos frangos.

Mas vamos entender algumas diferenças nos processos de conservação no frio, pois há diferenças entre os processos de resfriar, gelar e congelar e congelamento. Vamos entender as suas diferenças:
Refrigerar: é uma operação feita por uma geladeira comum, que tem em seu interior uma temperatura de 6°C aproximadamente, essa temperatura é suficiente para conservar os alimentos por tempo limitado. Nesta modalidade o ideal armazenar um frango temperado por no máximo 24 horas, lembrando que, quanto mais tempo temperado devido o sal mais água ele perde e desidrata e outro fator é que o frango perde um pouco seu sabor pois os temperos vão impregnando a carne que no cozimento você só vai sentir o gosto dos temperos.

Gelar: ocorre entre 0°C e 5°C – Neste caso, o líquido existente nos alimentos gela lentamente, formando grandes cristais, que rompem as paredes celulares e modificam a aparência, textura e qualidade dos alimentos. É o que ocorre em nosso congelador doméstico. Por isso é aconselhável a retirado do congelador para a geladeira na noite anterior (12 horas antes), para que o mesmo descongele aos poucos e haja tempo para que as fibras reabsorvam a água que a deixa úmida.
Congelar: é o processo no qual a temperatura dos alimentos cai rapidamente para 5°C negativos, fazendo com que a água existente nos produtos congele-se em pequenos cristais, que não danificam o alimento. Esse processo é feito pela indústria que mantém o produto preservado em suas câmaras frias a -18°C. Isso permite a conservação ao máximo o seu valor nutritivo, sabor e textura.

Por Mattu Macedo

Artigos Relacionados

  • Texto Contato

    Contato comercial 

    “Por favor, entre em contato com nosso departamento comercial para completar seu cadastro conosco.

    “Nenhum produto terá um sabor especial se não for preparado com altos padrões de qualidade e muito carinho. A Tijuca reuniu cada um desses detalhes para oferecer a você, alimentos saudáveis e saborosos.”

    De coração,

    A Família Tijuca.

     

  • Contact Form Demo