fbpx

A importância do armazenamento e estado físico dos ovos

Compartilhe:

É muito importante cuidar das condições de armazenamento e do estado físico dos ovos que vão ser consumidos para que não traga risco bacteriano para nossa saúde
(Parlamento Europeu 2004).

Um estudo recente permitiu revelou a presença de Escherichia coli e Arcobacter butzerly em ovos disponibilizados nos supermercados, mas não se observou a presença de Salmonella nem de micotoxinas (apesar destas últimas estarem presentes na alimentação dos animais estudados) (Lee, Seo et al. 2016).

A refrigeração abaixo dos 7°C permite uma inibição da multiplicação de Salmonella dentro do ovo mas assegura a sua sobrevivência na casca. Para além disso as propriedades físicas dos ovos conservados à temperatura de refrigeração também se mantêm mais do que à temperatura ambiente. Porém, cuidado ao interromper a refrigeração, pois facilita a condensação na superfície do ovo e consequente entrada de bactérias no seu interior.

Observe também qualquer
traumatismo/rachadura na casca do ovo, pois essas fissuras podem provocar a
entrada de bactérias (EFSA 2009).
DICAS:

  1. Não reaproveitar as embalagens de ovos, para evitar a contaminação de outros alimentos no caso de ovos com salmonella.
  2. Escolha ovos com casca limpa e sem rachaduras.
  3. A preparação do ovo seguras devem atingir 60 graus C durante 15 a 20 minutos (temperatura a qual a bactéria é destruída).
  4. Lave sempre a mão, utensílios e equipamentos após manusear os ovos ou alimentos que contenham vestígios de ovos.

Artigos Relacionados

  • Texto Contato

    Contato comercial 

    “Por favor, entre em contato com nosso departamento comercial para completar seu cadastro conosco.

    “Nenhum produto terá um sabor especial se não for preparado com altos padrões de qualidade e muito carinho. A Tijuca reuniu cada um desses detalhes para oferecer a você, alimentos saudáveis e saborosos.”

    De coração,

    A Família Tijuca.

     

  • Contact Form Demo