O que é lactose?

Compartilhe:

A lactose nada mais é do que o açúcar predominante do leite (representando cerca de 2% a 8% de sua composição, a depender da espécie). Ela também é encontrada nos derivados lácteos.

É utilizada pelos organismos como fonte de energia para o desenvolvimento do sistema nervoso central, facilitando a absorção de cálcio, fósforo e Vitamina D, além de favorecer a retenção de cálcio e prevenir a osteoporose

É utilizada pelos organismos como fonte de energia para o desenvolvimento do sistema nervoso central, facilitando a absorção de cálcio, fósforo e vitamina D , além de favorecer a retenção de cálcio e prevenir a osteoporose

O que é a intolerância à lactose?

Toda vez que se consome um copo de leite ou algum de seus derivados, como manteiga, queijo, iogurte, coalhada, creme de leite, leite condensado, entre outros, a lactose necessita ser quebrada em carboidratos mais simples (glicose e galactose). Só assim há uma melhor absorção a nível intestinal e, com isso, a geração de energia.

A responsável por esse processo é a enzima lactase. É por meio dela que a lactose é quebrada.

Na maioria das pessoas, a atividade da enzima lactase diminui após o desmame, uma vez que o leite passa a não ser mais a principal fonte de energia e nutrientes da dieta. É isso que as torna menos tolerantes à lactose com o passar dos anos.

Por isso, em casos em que ocorre a deficiência ou ausência da lactase na mucosa do intestino delgado, acontece a má digestão desse dissacarídeo (lactose) e a consequente intolerância, que é a incapacidade de digerir a lactose.

Artigos Relacionados

  • Texto Contato

    Fale com a Tijuca

    “Nenhum produto terá um sabor especial se não for preparado com altos padrões de qualidade e muito carinho. A Tijuca reuniu cada um desses detalhes para oferecer a você, alimentos saudáveis e saborosos.”

    De coração,

    A Família Tijuca.