A importância do armazenamento e estado físico dos ovos

Compartilhe:

É muito importante cuidar das condições de armazenamento e do estado físico dos ovos que vão ser consumidos para que não traga risco bacteriano para nossa saúde
(Parlamento Europeu 2004).

Um estudo recente permitiu revelou a presença de Escherichia coli e Arcobacter butzerly em ovos disponibilizados nos supermercados, mas não se observou a presença de Salmonella nem de micotoxinas (apesar destas últimas estarem presentes na alimentação dos animais estudados) (Lee, Seo et al. 2016).

A refrigeração abaixo dos 7°C permite uma inibição da multiplicação de Salmonella dentro do ovo mas assegura a sua sobrevivência na casca. Para além disso as propriedades físicas dos ovos conservados à temperatura de refrigeração também se mantêm mais do que à temperatura ambiente. Porém, cuidado ao interromper a refrigeração, pois facilita a condensação na superfície do ovo e consequente entrada de bactérias no seu interior.

Observe também qualquer
traumatismo/rachadura na casca do ovo, pois essas fissuras podem provocar a
entrada de bactérias (EFSA 2009).
DICAS:

  1. Não reaproveitar as embalagens de ovos, para evitar a contaminação de outros alimentos no caso de ovos com salmonella.
  2. Escolha ovos com casca limpa e sem rachaduras.
  3. A preparação do ovo seguras devem atingir 60 graus C durante 15 a 20 minutos (temperatura a qual a bactéria é destruída).
  4. Lave sempre a mão, utensílios e equipamentos após manusear os ovos ou alimentos que contenham vestígios de ovos.

Artigos Relacionados

  • Texto Contato

    Fale com a Tijuca

    “Nenhum produto terá um sabor especial se não for preparado com altos padrões de qualidade e muito carinho. A Tijuca reuniu cada um desses detalhes para oferecer a você, alimentos saudáveis e saborosos.”

    De coração,

    A Família Tijuca.